• Home
  • >
  • Notícias
  • >
  • Terceiro dia do módulo internacional conta com aula no prédio do Tesouro Britânico

Terceiro dia do módulo internacional conta com aula no prédio do Tesouro Britânico

Nesta quarta-feira (19), as aulas do Módulo Internacional do MBA em Saneamento Ambiental ocorreram no prédio do Tesouro Britânico, em Londres. O módulo internacional é oferecido pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em colaboração com o The Bartlett Development Planning Unit (DPU) da University College London (UCL). Neste ano, 54 profissionais do saneamento e alunos no MBA Saneamento Ambiental de todo o Brasil participam do curso em Londres.

Visita à Autoridade de Infraestrutura e Projetos (Infrastructure and Projects Authority – IPA)

O tema central do terceiro dia da programação foi a visita à Autoridade de Infraestrutura e Projetos (Infrastructure and Projects Authority – IPA). A programação começou com uma sessão de boas-vindas e apresentações conduzidas por Javier Encinas, chefe interino da equipe internacional da IPA.

Em seguida, Niranjan Patel, diretor do Programa WIDP e Parcerias Locais, abordou a política governamental do Reino Unido, com foco na consultoria técnica, formação e orientações para prefeituras locais. Patel apresentou o Programa de Entrega de Infraestrutura de Resíduos Sólidos do Reino Unido (WIDP), detalhando a importância da iniciativa para a gestão de resíduos no país.

Em seguida, Patel continuou com um estudo de caso sobre o programa de Parceria Público-Privada (PPP) de gestão de resíduos da Cornualha, proporcionando uma visão prática das estratégias e desafios enfrentados na implementação desse tipo de projeto. A programação da tarde começou com uma palestra de Mathew Stalker, economista- chefe da OfWAT, que abordou a regulação do setor de recursos hídricos na Inglaterra e no País de Gales e explicou o papel da OfWAT nesse contexto.

Após isso, a aula foi enriquecida com uma apresentação de Amar Qureshi, CEO, Riccardo Angela, analista e Frederick Meredith, analista júnior da Agilia Infrastructure Partners, sobre o Thames Tideway Tunnel, um projeto de infraestrutura significativo para Londres.

O dia foi concluído com um resumo das atividades e das principais conclusões, liderado por Javier Encinas, consolidando o conhecimento adquirido pelos alunos ao longo do dia. Os alunos contam com tradução simultânea durante os cinco dias de curso. A tradutora responsável pela cabine é Débora Chobanian, CEO da WordlyWise Interpreting.

Para Diogo da Costa e Siqueira, assessor da Diretoria Operacional da Companhia Espírito-santense de Saneamento(Cesan) participar do Módulo Internacional do MBA em Saneamento Ambiental em Londres é uma experiência singular. “Londres é referência mundial no desenvolvimento do saneamento e poder discutir cases de sucesso, conhecer projetos e realidades diversas, identificar semelhanças e compartilhar
conhecimentos é, sem dúvida, oportunidade de aperfeiçoamento profissional.” , relata Diogo.

Ele ainda declara que a FESPSP e a UCL proporcionaram bons debates com profissionais extremamente capacitados e criaram um ambiente de interação com alunos de diversos campos de atuação, formação e regiões, enriquecendo ainda mais a experiência. “A CESAN, que vem investindo na capacitação e no aperfeiçoamento de seus profissionais foi representada por 16 colaboradores, que levarão na bagagem novos conhecimentos e aprendizado.”, conclui o assessor da Cesan.

Sobre o prédio do Tesouro Britânico

O local retrata a sensação de Londres no período da Segunda Guerra Mundial, pois foi o quartel-general secreto de Winston Churchill e do governo britânico entre 1939 e 1945. Localizada no edifício do Tesouro Britânico, a Sala de Churchill servia como uma área crítica de inteligência. Muitas decisões importantes sobre a guerra foram feitas no local. As Salas do Gabinete permanecem exatamente como eram de 1939 a 1945. Em média, 115 reuniões de gabinete foram realizadas no complexo, e a última reunião ocorreu em março de 1945. Logo depois, em agosto, poucos dias antes do fim da guerra, as luzes da Sala do Mapa foram apagadas pela primeira vez em seis anos.

Confira também a cobertura completa do módulo internacional aqui no site e siga-nos no Instagram e LinkedIn para acompanhar diariamente os destaques da programação.