Uso do teste de carbono orgânico total como alternativa ao teste de demanda química de oxigênio no monitoramento de cargas poluidoras em corpos d’água

Ideias-chave

Monitoramento de qualidade da água; DQO; DBO; TOC; correlação de testes.

Resumo

O ensaio de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO5) é utilizado pela Sabesp como indicador da qualidade da água, no monitoramento dos córregos inseridos no programa Córrego Limpo, firmado em parceria com a prefeitura de São Paulo. Quanto maior a concentração da DBO5 maior o nível de poluição no corpo d’água. O ensaio de DBO5 requer a realização conjunta do ensaio preliminar de Demanda Química de Oxigênio (DQO), cujo método, utiliza reagentes perigosos e tóxicos, incluindo o mercúrio e cromo hexavalente. O estudo prevê a substituição deste ensaio, pelo Carbono Orgânico Total (TOC), considerado um método mais rápido, limpo e de equivalente eficiência para o propósito. Os resultados obtidos em amostras reais do monitoramento durante o período de cinco meses foram avaliados e, relações lineares significativas entre o DQO e TOC, foram encontradas. Através da regressão linear, definiu-se a equação preditiva de DQO em função do TOC. O estudo demonstrou que o ensaio de TOC pode ser utilizado para a determinação do DQO como ensaio preliminar ao DBO5 eliminando assim, a utilização e posterior descarte de produtos perigosos.

Inovações ou Tendências

O estudo traz uma contribuição importante para o setor, pois compara testes de monitoramento de qualidade de água e demonstra significativa correlação entre a utilização do TOC em substituição ao DQO, com resposta mais rápida, menor volume de amostra, diminuição do manuseio, maior autonomia e eliminação da utilização de reagentes nocivos à saúde.