about_us_3

ALCEU DE CASTRO GALVÃO JUNIOR é Engenheiro Civil. Mestre em Hidráulica e Saneamento e Doutor em Saúde Pública. Analista de Regulação da ARCE. Professor credenciado do curso de mestrado em gestão e regulação da Fiocruz Brasília. Ganhador do Prêmio Jabuti 2012 (3º lugar na categoria ciências exatas) e da distinção de Emérito da Associação Brasileira de Agências de Regulação − ABAR 2013, categoria Academia. Autor e editor de livros sobre planejamento e regulação do setor de saneamento básico. (Saneamento Ambiental).

about_us_3

BRUNO DA COSTA LUCAS RODRIGUES é mestre em Administração Pública pela FGV. Suas áreas de interesse incluem Regulação Econômica, PPPs, Educação, Private Equity e Venture Capital. Bruno tem publicado em periódicos nacionais e internacionais como Revista BNDES e Applied Financial Economics. Atualmente, está trabalhando na área de Private Equity e Venture Capital do BNDES e escreve regularmente no blog Insights e possui canal no Youtube: Insights!. Anteriormente, Bruno trabalhou no mercado financeiro e na Área de Estruturação de Projetos do BNDES desenvolvendo estudos relacionados a PPPs/Concessões em diversos setores de infraestrutura. Além disso, foi professor do curso “Estruturação de Concessões em Infraestrutura” organizado pelo Governo Federal.

about_us_3

DANTE RAGAZZI PAULI é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1984) com especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1989) e Mestre em Saneamento Ambiental pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998). Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (desde 1985) e Faculdade São Judas (desde 2010). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico. Trabalhando na Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo SABESP desde 1985. (Saneamento Ambiental).

about_us_3

FRANCISCO DE ASSIS SOUZA DANTAS é engenheiro Civil pela Fundação Educacional de Bauru, hoje UNESP, Mestre e Doutor em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da USP. Foi Engenheiro Pesquisador e Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT. Foi Gestor Acadêmico do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC. Foi Vice-Presidente do Conselho Superior e Vice-Diretor Geral da FESPSP. Atualmente Engenheiro Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais da FESPSP.

about_us_3

LUCIANA PRANZETTI BARREIRA possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências/UNESP/Botucatu (1996), mestrado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP/Botucatu (1999) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP (2005). Atualmente é professora, pesquisadora e coordenadora técnica de projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e responsável pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais da instituição. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de resíduos-sólidos urbanos, tratamento de resíduos sólidos urbanos, planos municipais de saneamento (de acordo com a Lei Federal nº 11.445/2207) e planos de gestão integrada de resíduos sólidos (de acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010).

about_us_3

MOISÉS DA SILVA MARQUES é graduado em Tecnologia (FATEC-SP); Engenharia Civil (CCET- UMC) e Ciências Sociais (USP). MBA Controller (FIPECAFI-USP) e Mestre e Doutor em Ciência Política (Áreas de Políticas Públicas e Relações Internacionais - USP). Coordenador Acadêmico do MBA em PPPs e Concessões, pela FESPSP. Professor da FESPSP e de outras instituições, com livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. Foi profissional do Mercado Financeiro, por 26 anos e atua como consultor. (PPP e Concessões e Saneamento Ambiental).

about_us_3

SEBASTIÃO NEY VAZ JUNIOR é Engenheiro Sanitarista com atuação no segmento de Saneamento Básico – Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem Urbana. Mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC – UFABC.  DE 1997 à 2016 foi superintende da SEMASA - Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André. Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

about_us_3

ANGELA CASSIA RODRIGUES é doutora em Saúde Pública (USP), mestre em Engenharia de Produção (UNIMEP), especialista em Meio Ambiente e Sociedade (FESPSP), graduada em Tecnologia da Construção Civil (UNESP). No período de 2014 a 2016 realizou Pós-Doutorado Na Faculdade de Saúde Pública- USP, desenvolvendo atividades de pesquisa, docência e orientação de pesquisas. Atualmente integra como pesquisadora o Grupo de Pesquisas CNPQ – Controle da Poluição do Solo e por Resíduos Sólidos e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da USP (CEPED/SP/USP). Atua na área de gestão de resíduos sólidos e saneamento ambiental desde 2003. Na área de gestão de riscos de desastres atua desde 2014. Possui formação em tutoria de EAD pela Fundação Getúlio Vargas OnLine, FGV ONLINE, tendo atuado também como professora tutora da FGV-Online em disciplinas da área ambiental (Gestão e Instrumentos de Políticas Ambientais).

about_us_3

CARLA REGINA MOTA ALONSO DIÉGUEZ é doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, mestre em Sociologia pela USP e bacharel em Ciências Sociais pela Unesp. Atualmente é Diretora da Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atua nas áreas de metodologia, políticas públicas e trabalho e renda. (PPP e Concessões e Saneamento Ambiental).

about_us_3

ELCIRES PIMENTA FREIRE possui graduação em Tecnologia de Processos de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com diversas especializações na área de meio ambiente, saneamento e parceria público-privada (FESPSP, USP e London School of Economics and Politcal Science). É professor e Coordenador de Projetos Socioambientais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, sendo responsável por importantes projetos na área de políticas públicas e de gestão de resíduos e saneamento. (PPP e Concessões e Saneamento Ambiental).

about_us_3

FREDERICO TUROLLA é economista com Doutorado e Mestrado em Economia de Empresas pela FGV-SP, com intercâmbio em International Economics and Finance na Universidade de Brandeis, Estados Unidos. Escreveu mais de 200 artigos que foram publicados em livros, revistas, congressos e jornais, no Brasil e em vários outros países. É Vice-Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI/ESPM). É Diretor, pro bono, da SOBEET – Sociedade Brasileira de Estudos das Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica. Trabalhou no mercado financeiro, como economista do Banco WestLB – WestdeutscheLandesbank, Global Financial Markets Research e na Caixa Econômica Federal. Atualmente é sócio da Pezco Economic and Business Intelligence, onde atua como consultor em grandes projetos nos setores de infraestrutura, para grandes empresas, governos, associações setoriais e instituições multilaterais. (PPP e Concessões e Saneamento Ambiental).

about_us_3

LUIZ ROBERT GRAVINA PLADEVALL é graduado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (1985), com MBA em Direção de Empresas de Engenharia (2003), também na FAAP. Iniciou sua carreira na área de projetos de saneamento básico em agosto de 1982 como estagiário do departamento de saneamento da Sondotécnica S/A, passando a engenheiro deste departamento a partir de janeiro de 1986. Trabalhou na Sondotécnica até agosto de 1993 onde participou de vários projetos de grande porte como engenheiro e coordenador de equipes multidisciplinares. A partir desta data, tornou-se sócio-diretor da CPS Engenharia e Soluções empresa especializada em consultoria, projetos e serviços de infraestrutura urbana, posição que ocupa até hoje.

É Presidente da APECS – Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente desde 2.011, atualmente também é Vice-presidente da ABES-SP – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo e Diretor de Contratos do SIANENCO (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) - Regional São Paulo.

about_us_3

PAULO ROBERTO DE ALMEIDA KYRIAKAKIS é profissional graduado em Sociologia e Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1985), com especialização em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2000). Atua na área de Planejamento Urbano/Regional e Licenciamento Ambiental desde 1985, com larga experiência na coordenação e desenvolvimento de estudos ambientais aplicados, principalmente, a grandes obras do setor de energia, saneamento básico, infraestrutura urbana/regional e transporte, sobretudo desenvolvendo Estudos e Relatórios Ambientais para fins de Licenciamento Ambiental e de Viabilidade Técnica e Ambiental. Destacam-se, entre os vários projetos desenvolvidos no Brasil e no Exterior, estudos regionais de desenvolvimento urbano e regional, estudos ambientais e planejamento sócioambiental, sobretudo aqueles relacionados aos setores de energia, transportes e saneamento ambiental. Atualmente é Diretor da empresa ACTHON Planejamento Ambiental Ltda. Também é Diretor de Meio Ambiente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente (APECS) e do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO).

about_us_3

ANTONIO EDUARDO GIANSANTE é Engenheiro Civil e Físico. Mestre e Doutor em engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento (EESC-USP e EPUSP). Professor Titular UP Mackenzie e da FESPSP. Professor convidado Universidade de Metz (França) e Politecnico de Bari (Itália). Autor de cerca de 50 artigos técnicos. Responsável técnico e Coordenador de estudos e projetos na área de saneamento ambiental e recursos hídricos como planos de bacia, planos municipais de saneamento básico, projetos executivos de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana. Responsável dos estudos técnicos da FESPSP. (Saneamento Ambiental)

about_us_3

CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO é bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas-SP e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE), Londres, Reino Unido. Foi Secretário-Adjunto do Trabalho na Prefeitura de São Paulo, ocupando outros cargos nesta Secretaria. Trabalhou também na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tendo ocupado o cargo de Diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara. Atualmente, é Sócio-Diretor das empresas PPP Connect e América Licenciamentos, Diretor de Programas da London School of Economics Enterprise (LSE Enterprise), consultor para organizações públicas e privadas, palestrante e professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Centro de Liderança Pública (CLP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas para os cursos de Graduação e Pós-Graduação. É o Coordenador Geral do MBA PPP e Concessões, primeiro MBA do gênero no Brasil.

about_us_3

FERNANDO TAVARES CAMACHO é PhD em Economia pela University of Queensland (Austrália). Também é Mestre em Economia pela FGV/EPGE e em Métodos Matemáticos em Finanças pelo IMPA. Suas áreas de interesse incluem regulação econômica, análise da concorrência e estratégia de negócios em indústrias de infraestrutura. Tem publicado em periódicos como Journal of Regulatory Economics, Annals of Public and Cooperative Economics and Energy Policy. Seus projetos no Brasil incluem assessorar as associações de distribuidoras (ABRADEE) e transmissoras (ABRATE) de energia elétrica em questões como custo de capital, risco regulatório e poder de mercado. No exterior, assessorou a OECD em questões relacionadas à privatização de empresas. Como analista de Project Finance, por 5 anos, na Área de Infraestrutura do BNDES onde atualmente é Chefe de Departamento na Área de Estruturação de Projetos e sua função é estruturar Concessões e PPPs.


IGOR ROCHA é diretor de Planejamento e Economia da Abdib. Formado em Ciências Econômicas pela PUC-SP, mestre pela Unicamp e doutor pela Universidade de Cambridge. Tem experiência na área de economia industrial, infraestrutura, economia brasileira, desenvolvimento econômico e modelos insumo-produto. É pesquisador associado da FGV – SP. (PPP e Concessões e Saneamento Ambiental).

about_us_3

MARCOS MOREIRA DE CARVALHO possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1991). Ex secretário de assuntos jurídicos e cidadania da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (2009 a 2016). Advogado especializado em Direito Administrativo, Empresarial e Eleitoral. No campo do direito administrativo na assessoria à órgãos públicos e privados na concepção e modelagem de projetos estruturados - PPP e PPI, em licitações contratos e gestão de suprimentos e em regulação dos serviços de saneamento básico e iluminação pública. Atuação no contencioso administrativo perante órgãos de controle (Tribunais de contas, Ministério Público, Polícia Civil e Federal) e judicial na defesa dos interesses de entes públicos e empresas privadas. No direito empresarial assessoria para constituições e alterações contratuais societárias e contratos comerciais em geral e patrocínio judicial das causas de interesse de empresas. Assessoria à startups quanto a modelagem contratual e propriedade intelectual. No campo do direito eleitoral assessoria e representação judicial de partidos e agentes políticos.

about_us_3

RAFAEL CASTILHO é bacharel em Sociologia e Política (FESPSP), pós-graduado em Política e Relações Internacionais (FESPSP) e em Gestão Pública pelo Programa Internacional de Estudos e formação em Gestão Pública (FESPSP e London School of Economics and Political Science - LSE Enterprise). Desde 2009 atua como Coordenador de Projetos na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. (COORDENADOR ADMINISTRATIVO)

about_us_3

WILLIAM NOZAKI é bacharel em Ciências Sociais (USP), mestre em Desenvolvimento Econômico e doutorando em Economia (UNICAMP). Professor da FESPSP e coordenador da Cátedra Celso Furtado, foi pesquisador do IPEA, com publicações e pesquisas nas áreas de Desenvolvimento, Estado, finanças e estratificação social, atua como consultor nas áreas de política e economia. (PPP e Concessões e Saneamento Ambiental).