Objetivo

 O objetivo do MBA Saneamento Ambiental Internacional, pósgraduação internacional na modalidade EAD, é qualificar profissionais da administração pública e do setor privado para a gestão e regulação dos serviços de saneamento e de recursos hídricos, para o exercício de suas funções e a promoção do desenvolvimento do setor. O curso agrega docentes e especialistas que unem conhecimento acadêmico, atuação prática e experiência de mercado nos setores público e privado, sendo composto de conteúdos avançados sobre saneamento (Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Drenagem de Águas Pluviais e Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos) e recursos hídricos.

Sendo um MBA internacional, o curso tem atenção permanente aos processos de desenvolvimento desses setores no país e nos desafios sociais, econômicos e globais que envolvem essas temáticas. São tratados temas como prestação eficiente dos serviços de saneamento, integração das infraestruturas e serviços, gestão dos recursos hídricos voltada às bacias hidrográficas, aspectos regulatórios, econômicos, sociais, tecnológicos, técnico-operacionais, além de práticas inovadoras e de referências nacionais e internacionais.

Em 2021, o MBA Saneamento Internacional surge atualizado: novo programa, novos professores, novas aulas, nova plataforma de ensino a distância, nova parceria para ampliar a disseminação do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Capacitar profissionais para a gestão da prestação de serviços de saneamento e de recursos hídricos, com vistas ao desenvolvimento e aprimoramento do setor;
  • Proporcionar o desenvolvimento de mecanismos de regulação a fim de garantir a prestação dos serviços e gestão dos contratos com maior eficiência, transparência e controle social;
  • Dotar os profissionais de conhecimentos relativos aos aspectos técnicos, legais, regulatórios e de viabilidade econômica e financeira, compreendendo os processos de interação entre o público e o privado na formação das instituições brasileiras;
  • Proporcionar a interação de saberes e organização do conhecimento acumulado na gestão e gerenciamento destes setores com vistas ao seu aprimoramento e qualificação, incorporando experiências e boas práticas internacionais por meio da expertise e colaboração acadêmica entre a Sociologia e Política - Escola de Humanidades e a University College London;
  • Atender e alcançar profissionais das diferentes regiões brasileiras por meio das ferramentas de ensino a distância (EAD).

Ensino a distância

A carga horária total do curso de MBA em Saneamento é de 440h/aula, sendo 370h/aula por meio de Educação a Distância (EAD), 30h/aula de atividades presenciais e 40h/aula no Módulo Executivo Internacional na UCL.

A frequência mínima de 75% das aulas e entrega do TCC são pré-requisitos para a conclusão e recebimento de certificado do Curso.

Tempo de curso

440h totais

Número de módulos

8 módulos

Módulos do curso

1 • Os Módulos trazem uma abordagem ampla e atual da gestão da prestação de serviços em saneamento, contemplando os componentes: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos e, ainda a gestão de bacias hidrográficas.

2 • Todos os módulos têm como objetivo preparar os alunos para os atuais desafios do Saneamento, especialmente a gestão por resultados com aferição de metas e indicadores de desempenho;

3 • As disciplinas serão desenvolvidas a partir de uma contextualização geral e estarão fundamentadas em casos concretos, com estudos de casos.

4 • A inovação tecnológica no saneamento será transversal, sendo apresentada e discutida em todas as disciplinas. No final de cada módulo, por meio de Webinars e Canais Saneamento, serão enfatizadas a inovação tecnológica e a busca da eficiência no setor.

O MBA Saneamento Ambiental é estruturado em 08 módulos:

Módulo 1

Relações entre o Estado, Sociedade Civil e Cultura Política no Brasil

CARGA HORÁRIA: 28 horas


 

Módulo 2

Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário 

CARGA HORÁRIA: 90 horas + Optativas


Disciplina 1 • Contexto, Marcos Legais e Novo Marco Legal (LF. 14.026/2020) da Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário – (30 horas)

Disciplina 2 • Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (30 horas)

Disciplina 3 • Gestão e Planejamento da Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário; Inovações Tecnológicas (30 horas)

Disciplinas Optativas:
1 • Introdução a Projetos de Infraestrutura;
2 • Qualidade de Água e Saúde Pública;
3 • Conceitos básicos de engenharia aplicados ao saneamento.

Módulo 3

Prestação e Gestão de Serviços de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos

CARGA HORÁRIA: 70 horas


Disciplina 1 • Contexto e Marcos Legais da Prestação de Serviços de Limpeza Pública e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (20 horas)

Disciplina 2 • Gestão Integrada, Regionalização e Planejamento da Prestação de Serviços de Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos (20 horas)

Disciplina 3 • Sustentabilidade; Consorciamento e cobrança pela prestação dos serviços (10 horas)

Disciplina 4 • Estruturação e Modelagem de Contrato de Concessão e PPPs em RSU - (20 horas)

Módulo 4

Gestão de Bacias Hidrográficas

CARGA HORÁRIA: 50 horas


Disciplina 1 • Legislação e práticas de Bacias Hidrográficas (10 horas)

Disciplina 2 • Planos de Bacia; Sustentabilidade e cobrança pelo uso sustentável da água (10 horas)

Disciplina 3 • Drenagem de águas pluviais urbanas (10 horas)

Disciplina 4 • Escassez Hídrica e Medidas Mitigatórias (10 Horas)

Disciplina 5 • Inovações tecnológicas em gestão de recursos Hídricos (10 Horas)

Módulo 5

Regulação dos Serviços de Saneamento

CARGA HORÁRIA: 62 horas


Disciplina 1 • Aspectos Conceituais/Legais da Regulação da Prestação dos Serviços de Saneamento (32 horas)

Disciplina 2 • Regulação e os desafios do novo Marco Regulatório (30 Horas)

Módulo 6

Módulo Avançado (Obrigatório fazer 3 das 4 oferecidas)

CARGA HORÁRIA: 60 horas


Trilha 1 • Gestão de Perdas (20 horas)

Trilha 2 • Gestão e Avaliação de Ativos (20 horas)

Trilha 3 • Gestão sob a ótica da Lei Federal 14.026/2020 (incluindo gestão por resultados, metas e indicadores de desempenho) (20 horas)

Trilha 4 • Estruturação de Projetos de PPP em Saneamento (20 horas)

Módulo 7

Ateliê de Projetos/Metodologia de Elaboração de Projetos

CARGA HORÁRIA: 20 horas


O Projeto Final Aplicado (ou simplesmente Capstone) é uma atividade integrante do MBA e equivalente em obrigações curriculares ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) tradicionalmente realizado em cursos de Pós-Graduação no Brasil. Contudo, ao contrário do TCC tradicional (p. ex. artigo ou monografia individual) possui uma abordagem necessariamente prática e é realizada por grupos de alunos. O Capstone exige que os grupos de alunos realizem pesquisas e análises a fim de abordar uma questão prática de política, projeto ou problema relevante para uma organização parceira.

O Projeto Final Aplicado permitirá que você amplie sua capacidade, aplique o conhecimento multidisciplinar e metodológico e as habilidades aprendidas nas disciplinas do MBA na resolução de problemas reais de políticas públicas, gestão e inovação no âmbito municipal. Parceiros do Projeto Final Aplicado (Capstone) incluirão órgãos do setor público, empresas do setor privado, organizações internacionais, grupos de reflexão (Think Tanks) e ONGs. O Projeto Prático Aplicado (Capstone) de nosso MBA é inspirado nas melhores práticas das principais instituições acadêmicas do mundo, buscando oferecer o que há de melhor e prático para seus estudantes.

Módulo Internacional

University College London (UCL)

CARGA HORÁRIA: 40 horas


Este módulo combina aulas expositivas, estudos de caso e trabalhos em grupo, com a participação de renomados acadêmicos e especialistas globais do mercado de infraestrutura e saneamento. Todas as aulas contam com tradução simultânea. O curso será ministrado e certificado pela University College London (UCL), considerada uma das principais instituições de ensino do mundo.