Cobertura-Dia2

MBA Saneamento Ambiental promove segundo encontro do Road Show de TCCs

Evento online contou com mais cinco apresentações de estudos da primeira turma do MBA Saneamento Ambiental disponibilizadas em Sumário Executivo

 

O MBA Saneamento Ambiental realizou, nesta quinta-feira, 01 de julho, o segundo encontro do Road Show de apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As pesquisas estão disponibilizadas em um Sumário Executivo, o qual foi lançando no último dia 25 de junho. A iniciativa é uma ação exclusiva do MBA em parceria com a Sabesp e a Universidade Empresarial Sabesp.

SegundoDia

Ao todo, serão apresentados vinte e cinco dos cinquenta e dois projetos acadêmicos da primeira turma do curso, distribuídos nas temáticas de regulação, esgotamento sanitário, saúde pública, resíduos sólidos, gestão de ativos, governança e abastecimento de água.

“É uma grande satisfação este evento, pois percebemos o quanto os trabalhos contribuem ao conhecimento de questões ligadas ao setor e à própria Sabesp, com discussões objetivas relacionadas aos desafios enfrentados na sociedade brasileira para o avanço do saneamento”, afirmou o coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental, Elcires Pimenta.

 Rafael Castilho e Elcires Pimenta - 2º Road Show

O evento contou com a moderação do coordenador administrativo do MBA, Rafael Castilho, que destacou o acervo bibliográfico que vem sendo constituído pela universidade e a oportunidade de contribuição de soluções para o segmento. “A ideia é disseminar o conhecimento, pois temos alternativas importantes para o futuro do saneamento”, salientou.

A manhã contemplou a apresentação de cinco TCCs envolvendo os temas de esgotamento sanitário, saúde pública, segurança hídrica e resíduos sólidos. Foram eles: “Proposta para otimização do sistema de coleta e afastamento de esgoto da área urbana do Município de Franca/SP”, de Alex Henrique Veronez; “Saneamento Ambiental e Balneabilidade das Praias: um estudo de caso no município de Itanhaém, São Paulo”, de Cyntia de Cássia Muniz Roveri; “A despoluição do Ribeirão Ponte Baixa e sua contribuição para a melhoria do Rio Pinheiros”, de Dirlene Palma Gomes.

 

 

 

Na sequência, houve também a exibição dos estudos “Análise do comportamento hidrológico do Sistema Cantareira”, de Mara Regina Samensatto Ramos e “Uso do Lodo de Esgoto como Biomassa para Geração de Energia em Alternativa à sua Disposição em Aterro Sanitário”, de Tainã Soares Bomfim Milanelo.

 

     

 

Os TCCs e os vídeos das defesas estão disponíveis na nossa Área de Estudos e Pesquisas.

O próximo encontro do Road Show acontecerá no dia 08 de julho (quinta-feira), a partir das 9h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom. O acesso à sala pode ser feito por AQUI. Confira a programação completa!

Para receber o Sumário Executivo gratuitamente, basta preencher o formulário disponível AQUI.

 

*************

O MBA Saneamento Ambiental é uma parceria da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, por meio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais e Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, com a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e a UNIABES.

 

Comments for this post are closed.