MBA Saneamento Ambiental promove 1ª rodada de apresentação virtual de TCCs

Alunos defendem seus projetos para banca examinadora em transmissão online

No último dia 30 de maio, aconteceu a 1ª etapa de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da primeira turma do MBA Saneamento Ambiental. Devido ao cenário atual de pandemia, as defesas à banca examinadora foram realizadas de forma virtual e transmitidas ao vivo no site do curso.

Na oportunidade, foram exibidos nove trabalhos relacionados ao saneamento ambiental e recursos hídricos no Brasil, envolvendo a gestão eficiente e qualidade na prestação de serviços. Cada aluno teve dez minutos para defender seu projeto e, após esta etapa, foram feitas as considerações dos avaliadores.

O objetivo do curso é qualificar e aprimorar profissionais que já atuam na gestão pública ou setor privado nas áreas de Saneamento e Recursos Hídricos, desenvolvendo capacidades no exercício de suas funções e para a promoção e desenvolvimento do setor. Confira a lista dos trabalhos apresentados:

– “Vulnerabilidade da Infraestrutura de Distribuição de Água Frente às Alterações Climáticas”, por Ana Maria Ribeiro.

– “Análise do comportamento hidrológico do Sistema Cantareira”, por Mara Regina Samensatto Ramos.

– “Metodologias de Revisões Tarifárias de Agências Reguladoras de Saneamento Básico”, por Celina Yumiko Ozawa.

– “Análise Comparativa do Instrumento da Cobrança Pelo Uso da Água no Estado de São Paulo”, por Bruno Raniely Gonçalves Santos.

– “Notas sobre o Programa de Educação Ambiental da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – PEA Sabesp”, por Sueli Aparecida de Almeida.

– “Saneamento Ambiental e Balneabilidade das Praias: um estudo de caso no município de Itanhaém, São Paulo”, por Cyntia de Cássia Muniz Roveri.

– “Análise do Equilíbrio Econômico Financeiro para Gestão de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo: parametrização com resultados de 2010 a 2018 e projeções”, por Newton José Oliveira De Menezes.

– “Uso do Teste de Carbono Orgânico Total como Alternativa ao Teste de Demanda Química de Oxigênio no Monitoramento de Cargas Poluidoras em Corpos d’Água”, por Silvia Schneider de Souza.

– “Água de Reuso Industrial: Aquapolo Ambiental”, por Solange da Silva Sena.

A 2ª etapa de apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso será realizada no próximo dia 04 de junho, a partir das 10h30. Programe-se e acompanhe as defesas em nosso site.

Por Murillo Campos/Foco 21 Comunicação  

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *