Cobertura Road Show

MBA Saneamento Ambiental lança Sumário Executivo de TCCs

Foi realizado na última sexta-feira (25) o primeiro dos cinco dias do Road Show de TCCs, que reuniu gestores e profissionais do setor de saneamento em mesa virtual de abertura, além de apresentações de quatro das vinte e cinco pesquisas programadas para o evento.

 

Nesta sexta-feira, 25 de junho, foi realizado o primeiro dia de apresentações de vinte e cinco dos cinquenta e dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) disponibilizados no Sumário Executivo da primeira turma do MBA Saneamento Ambiental. O curso é uma parceria da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, por meio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Socioambientais e Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais, com a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e a UNIABES.

Primeiro Road Show

Com apresentação de Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA, o evento contou com uma mesa virtual de abertura. Da mesa, participaram gestores e profissionais do setor de saneamento, além de serem exibidas quatro pesquisas relacionadas às temáticas de esgotamento sanitário e regulação.

O Primeiro Road Show de TCCs é uma ação exclusiva do MBA Saneamento Ambiental em parceria com a Sabesp e a Universidade Empresarial Sabesp.

“Experiências como essas, de pesquisas e estudos, são centrais para a Sabesp e promovem o desenvolvimento e o reconhecimento internacional da empresa”, disse Adriano Stringhini, diretor de Gestão Corporativa da Sabesp. “Incentivamos nossos colaboradores a desenvolverem algo aplicado ao negócio e aderente à realidade da Sabesp. Isto será visto aqui e parabenizo a todos”, acrescentou Nilton J. dos Santos, superintendente de Gestão de Pessoas da companhia.

Luiz Roberto Gravina Pladevall, vice-presidente da ABES – Seção São Paulo, destacou a qualidade dos estudos realizados, as contribuições deles para as discussões do segmento e a parceria firmada pela ABES com o MBA Saneamento Ambiental. “A difusão do conhecimento está no DNA da ABES. Então, quando fomos convidados a ser parceiros deste curso, logo aceitamos. E o resultado está aqui: estou bastante satisfeito com os trabalhos”, elogiou.

O objetivo do Sumário Executivo é ampliar o diálogo e a interação da universidade com empresas, sociedade civil e demais setores envolvidos no setor, em prol de soluções para as problemáticas do saneamento, constituindo um grande acervo bibliográfico.

“Acreditamos que por meio destes TCCs, voltados para a nossa realidade e realizados por profissionais à frente do saneamento, conseguimos romper a linha que separa a academia da realidade do dia a dia profissional, um de nossos maiores desafios. Não tenho dúvidas de que estes trabalhos impactarão não só a Sabesp, como todas as discussões do saneamento no Brasil”, salientou Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA.

       Roberto Dinardi   Sérgio Monção

No primeiro dos cinco dias do Road Show foram feitas as apresentações dos trabalhos de Roberto Cavalcante Dinardi, com o tema “As prioridades e desafios para a criação das normas regulatórias de referência de saneamento básico pela Agência Nacional de Águas – ANA”; e Sérgio Henrique Monção, com a pesquisa “Custo da fiscalização periódica de campo em operação de água e esgoto: estudo de caso no município de Botucatu operado pela Sabesp”.

    Silene Baptistelli    Simone Fatuch

Em seguida, foi a vez de Silene Cristina Baptistelli apresentar o projeto “Rio Pinheiros: passado, presente e o futuro de um importante rio urbano na cidade de São Paulo”. Por fim, Simone Lara Fatuch de Oliveira exibiu o estudo “Planejando uma estação de tratamento de esgotos sustentável: mapeamento de ações sustentáveis no brasil para estudo de caso da ETE Cabreúva”.

Os TCCs e os vídeos das defesas estão disponíveis na nossa Área de Estudos e Pesquisas.

As apresentações dos trabalhos do Sumário Executivo continuarão nos dias 01, 08, 15 e 22 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom. O link para acesso à sala do dia 01 de julho já está disponível. Salve em sua agenda.

Ao todo, serão apresentados 25 projetos acadêmicos relacionados às temáticas de regulação, esgotamento sanitário, saúde pública, resíduos sólidos, gestão de ativos, governança e abastecimento de água.

Confira a programação completa e participe!

Comments for this post are closed.