Mapeamento de áreas riscos de inundação como subsídio para as adequações na infraestrutura da rede de distribuição de água frente às alterações climáticas

Ideias-chave

Alterações Climáticas, Infraestrutura de distribuição de água, Gestão de Riscos, Inundações, Resiliência

Resumo

As alterações climáticas podem afetar a infraestrutura da rede de distribuição de água em muitas cidades do mundo, com consequências para a qualidade e a quantidade de água necessária para atender à crescente demanda por água, especialmente em áreas precárias que sofrem com eventos extremos e são suscetíveis a processos de inundações. A rede de distribuição de água é bastante extensa, linear e sua maior parte ocupa o espaço subterrâneo e, portanto, está muito exposta às condições ambientais. Eventuais falhas causadas por agentes internos ou externos, bem como chuvas extremas e a combinação desses fatores, podem causar danos e deterioração, o que requer substituição e manutenção de seus componentes. Para agravar esse cenário, a infraestrutura da rede de distribuição de água faz parte do sistema de abastecimento, que gera os maiores custos de substituição, conservação, manutenção e investimentos em novas tecnologias. Esta pesquisa de conclusão do curso apresenta um roteiro para a elaboração de um “mapa de área de riscos de inundação”, com o objetivo de subsidiar ações de mitigação de riscos que aumentem a resiliência e o desempenho operacional da infraestrutura da rede de distribuição de água.

Inovações ou Tendências

O trabalho discute como as alterações de intensidade e variabilidade das chuvas podem colocar em risco a eficiência e segurança operacional das infraestruturas hídricas, mostrando a importância da construção de um mapa de riscos para áreas de inundações.