Aplicação de conceitos da “indústria 4.0”, ‘internet of things’ (iot) e telemedição multimodal na gestão de redes de distribuição de água do sistema público de saneamento básico do município de Morungaba-sp

Ideias-chave

Internet of Things (IoT); inteligência artificial; gestão pública; telemetria; redes de distribuição de água; indústria 4.0.

Resumo

O projeto de pesquisa aplicada tem por objetivo apresentar os ganhos possíveis na gestão e na operação de redes de distribuição de água, através do monitoramento remoto em massa e em tempo real de parâmetros multimodais de acompanhamento do processo de produção e distribuição de água potável. Através da utilização na nova tecnologia conhecida como IoT, combinada com as atuais tecnologias de sensoriamento e telemedição já utilizadas no município de Morungaba, pretende-se apresentar uma análise quantitativa e comparativa dos resultados antes e depois da ampliação do monitoramento de variáveis em massa. O campo amostral do estudo se dará em ambiente real de produção no município de Morungaba-SP. Com o uso de conceitos de Inteligência Artificial, conceitos de indústria 4.0 e com emprego de algoritmos computacionais de análise de dados, espera-se obter redução de perdas de água, ganhos no faturamento e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, com consequente diminuição dos impactos ambientais gerados pela atividade. O projeto prevê a ampliação da quantidade de sensores já existentes em campo com uso de tecnologia de Iot (Internet of Things) através de contratação pela unidade de negócio da SABESP. Através do monitoramento de variáveis multimodais como: vazões de macromedição, pressão na rede, turbidez da água distribuída, turbidez da água produzida, pressões de recalque de bombas, vazões de micromedição, serão aplicados conceitos da indústria 4.0 e de inteligência artificial no tratamento e monitoramento em tempo real desses dados. O objetivo é avaliar os ganhos que o controle de um número maior de variáveis pode trazer à gestão das redes públicas de abastecimento de água, através do correlacionamento de dados e do uso de ferramentas computacionais no controle do sistema, buscando resultados que comprovem a hipótese de ganhos em redução de perdas e na qualidade dos serviços prestados.

Inovações ou Tendências

O projeto a ser desenvolvido prevê o uso de duas tecnologias distintas para obtenção de dados via sensores remotos online: a PIMS e a IoT, a fim de ampliar a capacidade analítica dos dados e trazer melhorias ao processo de monitoramento e tomada de decisão na gestão e operação de redes de distribuição de água.