Viviana Borges - AESabesp

Canal Saneamento: 2ª episódio de série especial recebe Viviana Borges, presidente da AESabesp

Entrevistada fala sobre a gestão dos sistemas de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo para garantir água à população

O segundo episódio da série especial do Canal Saneamento recebeu, nesta quarta-feira, 08 de junho, a presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), Viviana Borges. Na ocasião, ela explicou detalhes da gestão do sistema de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo para assegurar água à população, recurso ainda mais fundamental em meio à pandemia.

O evento on-line teve a mediação de Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental, e a participação de Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental, Antônio Eduardo Giansanti, professor do curso, e Roseane Souza, diretora da ABES – Seção São Paulo.

Mesa de debate do Canal Saneamento Especial de 08 de julho de 2020.
Da direita para a esquerda e de cima para baixo: Elcires Pimenta, Viviana Borges, Antonio Eduardo Ginsante, Rafael Castilho e Roseane Lopes.

De acordo com Viviana, a crise hídrica de 2014 fez com que a Sabesp realizasse diversos investimentos para ampliar a capacidade de produção de água, entre eles, maior integração entre os sistemas produtores na RMSP.

“A gente aumentou muito a possiblidade de ter um setor abastecido ora por um manancial, ora por outro. Essa foi uma experiência importante e bem-sucedida na época da crise”, contou ela, que destacou também o apoio da população na economia de água.

A presidente da AESabesp considerou que as adequações operacionais e o aprendizado obtido com a crise permitiram à companhia estar mais preparada para o atendimento das pessoas no atual cenário de pandemia. “Isto fez com que tivéssemos muita segurança e solidez hoje nas respostas de atendimento emergencial em comunidades e hospitais de campanha”, acrescentou.

Ao fim, Viviana reforçou a parceria entre AESabesp e FESPSP para disponibilização de cursos aos profissionais ligados à área, em prol do desenvolvimento do setor. “O saneamento exige muita qualificação e aprendizado. Então, os cursos e a possibilidade de troca de experiências entre os técnicos são algumas das forças da associação”, completou.

Perdeu ou deseja rever a transmissão? Então, acesse aqui e confira o evento online completo. Aproveite e inscreva-se em nosso canal para ficar por dentro dos próximos episódios do Canal Saneamento.

Não esqueça! Estão abertas as inscrições para a 3ª turma do MBA Saneamento Ambiental, realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP. As vagas são limitadas. Saiba mais!

Por Murillo Campos/Foco 21 Comunicação

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *