Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: desafios para sua efetiva implementação

Ideias-chave

Resíduos de Serviços de Saúde; Plano de Gerenciamento de Resíduos; Etapas do gerenciamento; Riscos associados aos resíduos hospitalares; Gerenciamento de RSS

Resumo

Resíduos de serviços de saúde (RSS) representam uma fonte de risco à saúde e ao meio ambiente. Para minimizar esses riscos, todos os geradores estão obrigados a elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Entretanto, muitas organizações de saúde encontram dificuldades em implementá-lo efetivamente. O presente estudo identifica as principais dificuldades encontradas pelos estabelecimentos de saúde para a implantação do PGRSS, por meio de uma pesquisa exploratória-descritiva com uma abordagem qualitativa. Entre os desafios no gerenciamento dos RSS encontrados destacam-se: inadequado manejo dos resíduos por parte dos profissionais, infraestrutura inadequada, falta de capacitação entre outros. Desta forma, embora o PGRSS seja obrigatório, sua implantação e funcionamento ainda encontram diversos obstáculos. Para garantir maior comprometimento é fundamental que todos compreendam os aspectos da produção e gestão de resíduos a fim de melhorar a qualidade de vida e garantir um menor impacto ambiental.

Inovações ou Tendências

O trabalho discute a problemática e desafios do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde nos respectivos estabelecimentos de saúde, por meio de revisão de literatura. O tema é relevante especialmente em tempos de pandemia, com o aumento da geração desse tipo de resíduo.