INTEGRAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA ECONOMIA CIRCULAR NOS PLANOS REGIONAIS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: CAMINHOS PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL

Ideias-chave

Economia Circular; Sustentabilidade; Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Resumo

O conceito de sustentabilidade vem ganhando espaço de discussão no cenário mundial desde a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, quando surgiram o termo e a ideia de desenvolvimento sustentável. Analisando a importância do desenvolvimento sustentável para o atual cenário mundial, onde não há mais dúvidas nem espaços para discussões quanto a necessidade de buscar meios de redução da degradação ambiental, o presente trabalho parte do pressuposto da importância de fomentar as práticas da Economia Circular (EC) no ambiente brasileiro. A partir de referências bibliográficas, o trabalho propõe o fomento da EC por meio dos Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PRGIRS) e analisa planos de resíduos considerados modelos, quanto às práticas nacionais e internacionais de EC, e inclui entrevistas com especialistas que reforçam suas propostas. Ao final, são feitas oito sugestões para incorporar a EC nos PRGIRS, como metas de reciclagem, incentivos fiscais, educação ambiental e implantação da taxa do lixo.

Inovações ou Tendências

O estudo destaca que o futuro da gestão de resíduos sólidos no Brasil passa pela transição da economia linear para a economia circular, integrando práticas de reaproveitamento, inovação tecnológica e inclusão social nos Planos Regionais, com forte base em incentivos, fiscalização eficiente e educação ambiental.