Implantação de centro de monitoramento de ativos na distribuição de água da unidade de negócio oeste da Sabesp

Ideias-chave

Saneamento Básico; Distribuição de Água; Gestão de Ativos; Centro de Controle Operacional, Planejamento e Controle da Manutenção

Resumo

O projeto de pesquisa propõe avaliar os impactos da implantação de um Centro de Monitoramento de Ativos (CMA) no processo de distribuição de água, com a integração de operação, manutenção e engenharia. O local de implantação será no Departamento de Engenharia de Operação Oeste, na Unidade de Negócio Oeste da Sabesp. Serão utilizados conceitos de Gestão de Ativos, Controle Operacional e Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). O resultado será apurado através de indicadores operacionais já utilizados na Unidade de Negócio referentes a reclamações de falta d’água, regularidade da distribuição, tempo de rede fechada e tempo médio entre falhas de equipamento. A implantação se dará através da restruturação do Centro de Operação de Distribuição da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp, a partir da formação de uma equipe multidisciplinar, com atuação analítica e operacional, dividida em três núcleos de atuação que são Operacional, Tático e Estratégico. O objetivo do CMA e melhorar a eficiência no processo de distribuição de água, aumentando a regularidade do abastecimento, refletindo nas reclamações de falta d’água, tempo para atendimento das solicitações, quantidade de vazamentos de rede e falhas em equipamentos.

Inovações ou Tendências

A implantação de um Centro de Monitoramento de Ativos (CMA) com a integração de operação, manutenção e engenharia é tema deste projeto de pesquisa, que propõe analisar seus impactos no serviço de abastecimento de água.