Ideias-chave
Resíduos Sólidos; Lodo de ETE; Tratamento de Esgoto; Aproveitamento Energético; Gestão Resíduos Sólidos; Disposição Final
Resumo
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pela Portaria 274/2019, estabeleceu metas e objetivos para pessoas físicas e jurídicas relacionados ao gerenciamento de resíduos, com os seguintes propósitos: adequar o gerenciamento de resíduos às legislações e normativas existentes, preservação ambiental com a redução do uso de aterros e a logística reversa de resíduos pós consumo. Ela representou um importante instrumento para cobrança e avanço dos projetos necessários para elevar o patamar do Brasil quanto ao uso responsável, sustentável e racional dos resíduos sólidos. Dentro dessa lógica, o presente trabalho pretende levantar as principais fontes de energia presentes nos sub-produtos gerados no tratamento de esgoto, em plantas de grande porte. E, apresentar estudos de balanço energético envolvendo a quantidade de energia produzida pelo tratamento do lodo e do gás, bem como, alternativas de destinação e reaproveitamento dos resíduos. Essas informações organizadas, darão um dashboard para o setor, que servirá de base para estudos bastante abrangentes, relacionados a gestão de resíduos sólidos em grande escala.
Inovações ou Tendências
O trabalho aborda, de forma sucinta, a questão dos resíduos gerados em ETEs e possíveis tratamentos para o lodo. Trata-se de um tema importante e oportuno no atual cenário do setor de saneamento.