Gestão E Planejamento Da Prestação De Serviços De Abastecimento De Água E Esgotamento Sanitário: Estações De Tratamento De Água 3 E 4 – SANASA.

Ideias-chave

Tratamento de Água; Automação; Controle de Processos; Qualidade; Integração

Resumo

O presente trabalho consiste no Projeto Prático Aplicado (Capstone) apresentado à Escola de Sociologia e Política de São Paulo, tendo como base o termo de referência “Gestão e Planejamento da Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”. Para o desenvolvimento do presente trabalho o grupo escolheu, dentre as instalações da empresa, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) 3 e 4, com foco na automação. São apresentadas as ETAs, a operação, os equipamentos existentes e os controles realizados para o tratamento. São apresentados fundamentos teóricos da automação e são propostas diversas ações para que a SANASA realize a automação da captação e tratamento da água sendo enfatizadas as vantagens que a empresa obterá na otimização do uso de recursos, tanto humanos quanto materiais, no processo de tratamento e distribuição da água.

Inovações ou Tendências

A transformação digital é apresentada neste trabalho como um processo técnico e cultural, essencial para modernizar a prestação de serviços de água com qualidade e sustentabilidade. O estudo propõe um modelo robusto de automação para as ETAs 3 e 4 da SANASA, utilizando conceitos da indústria 4.0 adaptados ao saneamento, incluindo o uso da hierarquia ISA-95, a integração entre captação, tratamento e distribuição, e uma lógica de automação personalizada.