Estudo de boas práticas ambientais corporativas de ESG alinhadas aos ODS: Sabesp e outras experiências do setor de saneamento

Ideias-chave

Relatório de sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; ESG; Economia Circular.

Resumo

Em resposta às expectativas do mercado financeiro e em consonância com o conceito de desenvolvimento sustentável, surgem os critérios Environmental, Social and Governance (ESG) para avaliação de empresas, baseados em três fatores: ambiental, social e de governança. Frente a isso e com o propósito de se adequarem e atenderem aos princípios ESG, parte das organizações passam cada vez mais a tratar a sustentabilidade como uma estratégia de negócio e, por estar diretamente relacionado ao meio ambiente, com o saneamento não poderia ser diferente. O setor de saneamento tem como principal insumo a água e sua dinâmica. Levando-se em consideração os riscos de escassez e de poluição da mesma, o cenário atual se mostra desafiador e exige do setor a preocupação com a gestão eficiente desse recurso essencial à vida. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar as boas práticas e diretrizes corporativas relacionadas à questão ambiental do ESG, como fatores ligados às mudanças climáticas e emissões de gases de efeito estufa, e contribuir com recomendações para o avanço dessa questão na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, em especial no fortalecimento da implementação de economia circular nas estações de tratamento de esgoto. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade da SABESP e de outras companhias de saneamento no Brasil e no exterior, a fim de se mapear as melhores práticas do setor. Como recomendações são apresentadas sugestões relacionadas à gestão de gases de efeito estufa, às oportunidades de circularidades, à organização institucional e às políticas ESG.

Inovações ou Tendências

A partir de boas práticas no quesito ambiental de ESG das empresas de saneamento do Brasil e empresa de referência internacional do setor, o trabalho traz contribuições para o avanço de práticas sustentáveis na SABESP, a fim de contribuir com a melhoria do processo de ESG na Companhia.