Ideias-chave
Engenharia de Hidrometria; Perdas Aparentes; Desempenho de Medição.
Resumo
As perdas no sistema de distribuição são compostas por perdas reais e aparentes. As perdas reais estão relacionadas aos vazamentos de água e as perdas aparentes, se referem à água que chega ao consumidor, mas que não é contabilizada. A submedição é o fator de maior contribuição aos resultados indesejáveis nos indicadores das perdas aparentes. Tendo em vista o novo marco regulatório, as companhias de saneamento deverão adotar gestão estratégica dos ativos, visando assegurar um equilíbrio entre as dimensões de performance, risco e custo numa perspectiva de longo prazo. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva contribuir com novos fundamentos de análise para a indicação de substituição dos ativos de medição, por motivo de manutenção preventiva. O primeiro estudo de caso: o método de análise sistêmica, direcionada ao parque de grandes consumidores, inclui a análise das instalações hidráulicas, internas aos imóveis, aliada ao uso de medidores ultrassônicos, melhor performance de medição, em baixas vazões. O segundo estudo de caso: referente aos medidores de pequena capacidade (residenciais), que constitui o maior percentual, a utilização de medidores velocimétricos, volumétricos e metodologia de análise do parque por IDM – Índice de Desempenho de Medição,
conforme diretrizes da norma técnica ABNT- NBR 15538/2014 – Medidores de Água Potável – Ensaios para a Verificação de Eficiência. O ensaio consiste em verificar os erros de indicações de vazão de amostragem de medidores retirados do campo. As amostras foram submetidas ao Laboratório de Hidrometria para a verificação dos erros de indicação de volume, em 10 vazões. Após a verificação dos erros de indicação, foi calculado o IDM – Índice de Desempenho de Medição. Tendo como premissa a avaliação do IDM, é possível prever o comportamento da performance de medição, por fabricante e tecnologia. O volume medido por economia dos medidores instalados em campo, categoria residencial, é semelhante ao IDM, verificado em laboratório. As metodologias e tecnologias de medição, estudadas e implantadas, contribuíram para a redução de submedição em 4 pontos percentuais, alcançando o nível econômico: reduzindo de 10% para 6%, considerando as perdas inevitáveis. O trabalho também destaca a Engenharia de Hidrometria, essencial para a gestão eficiente e eficaz do parque de medidores.
Inovações ou Tendências
Por meio de pesquisa aplicada em 4 municípios que compõem a Unidade de Gerenciamento Regional Billings, o trabalho discute a importância da combinação de engenharia de hidrometria e novas tecnologias de medição para resultados satisfatórios nos indicadores de perdas aparentes.