Disposição do lodo gerado pelo sistema de tratamento de esgoto mais utilizado no Brasil em relação ao percentual da população atendida

Ideias-chave

Esgoto; Lodo; Disposição; Tratamento; Saneamento

Resumo

O tratamento de esgoto consiste em encaminhar para uma Estações de tratamento de Esgotos o efluente “in natura”, onde remove-se parte da carga orgânica poluente do esgoto e retorna-o tratado para os corpos d’águas em conformidade com a legislação ambiental. Lodo de esgoto é um resíduo rico em matéria orgânica gerado durante o tratamento das águas residuárias nas Estações de Tratamento de Esgoto, e com o crescente número dessas unidades entrando em operação, um novo problema ambiental apresenta-se: o correto tratamento e a disposição do lodo de esgoto. Com os avanços da tecnologia ambiental e a atual oferta de soluções compatíveis com a complexidade exigida pelo tratamento do lodo, é possível reverter o quadro de prejuízo ambiental e promover o reaproveitamento e a revalorização do resíduo, que passa a ser visto como subproduto útil e economicamente viável.

Inovações ou Tendências

A pesquisa do autor apresenta que a tecnologia de lodos ativados é a mais utilizada no tratamento de esgoto. Discute brevemente alternativas para o lodo gerado nesses sistemas.