Avaliação das mudanças na gestão de resíduos sólidos de São Caetano Do Sul/SP: indicadores, gestão e percepção da população

Ideias-chave

Gestão de Resíduos Sólidos; Planejamento; Indicadores; São Caetano do Sul

Resumo

O aumento histórico da importância da gestão dos resíduos sólidos nas últimas décadas evidenciou a relevância do planejamento sobre o assunto e a preocupação mundial em lidar com os problemas relacionados à má gestão deste recurso. Um planejamento eficiente pode aumentar de forma significante as chances de sucesso do município (prestador dos serviços de resíduos sólidos) para com a forma de gerir os resíduos produzidos em seu território. Este projeto de pesquisa científico tem como tema o planejamento e a gestão de resíduos sólidos sob a perspectiva da evolução dos indicadores referentes à resíduos sólidos e a percepção da população das ações tomadas pelo prestador de serviços em São Caetano do Sul/SP, onde em 2017 ocorreu uma mudança na gestão da autarquia, com aumento significativo no orçamento do órgão. Realizou-se um levantamento quantitativo dos indicadores da cidade relacionados com a gestão de resíduos sólidos. Por uma triangulação metodológica, foram elaborados roteiros para entrevistas semiestruturadas e grupos focais almejando extrair dos gestores da autarquia e da população informações que possam relacionar a evolução dos indicadores com a percepção das mudanças realizadas pela administração. Como resultados esperados, há a expectativa de interligar a evolução dos indicadores, as mudanças realizadas pela autarquia a partir de 2017 e a percepção destas mudanças pela população, visando identificar as ações que mais obtiveram sucesso de forma a auxiliar outras administrações e futuros planejamentos sobre gestão de resíduos.

Inovações ou Tendências

A partir de uma pesquisa inicial, o projeto proposto tem como foco trazer a experiência da gestão de resíduos em São Caetano do Sul e a relação entre indicadores e a percepção da população quanto às mudanças ocorridas.