Aprimoramento na Gestão de Hidrantes na Cidade de São Paulo: Desafios e Oportunidades no Contexto de Colaboração Interinstitucional

Ideias-chave

Gestão de Hidrantes; SABESP; Segurança Pública; Segurança Hídrica; Desestatização; ARSESP

Resumo

Este artigo avalia a evolução da gestão de hidrantes na cidade de São Paulo, ressaltando os desafios enfrentados pela Sabesp e as oportunidades decorrentes da colaboração entre a empresa, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura. A partir de 2014, foram implementadas diversas iniciativas para solucionar problemas operacionais e de manutenção de hidrantes, revelados por auditorias. No entanto, a recente desestatização da Sabesp criou novas incertezas quanto à responsabilidade pela instalação e manutenção desses equipamentos. O artigo destaca a importância de um contrato claro que defina as responsabilidades interinstitucionais, essencial para a continuidade dos serviços de segurança pública.

Inovações ou Tendências

O trabalho mostra que o futuro da gestão de hidrantes na cidade de São Paulo passa pela integração tecnológica, cooperação entre órgãos públicos, uso de dados em tempo real, cultura de inovação e resiliência frente a mudanças climáticas e aponta os riscos e incertezas frente à desestatização da Sabesp.