Ideias-chave
Restauração de rios urbanos; Restauração ecológica; Impactos socioambientais; Monitoramento; Avaliação pós-projeto; Manejo adaptativo; Arquitetura verde
Resumo
A restauração de um rio urbano exige um acompanhamento crítico para garantir a manutenção dos êxitos obtidos e prevenção de adversidades, nos aspectos sociais, ambientais e econômicos. A continuidade é essencial para obter dos serviços ambientais restaurados, a resiliência em questões essenciais como fornecimento de água, controle de cheias, coesão social e manutenção da biodiversidade, dentre outras. Assim, o cumprimento do cronograma de obras do Programa Novo Rio Pinheiros é apenas parte do necessário para obter serviços ambientais exponencialmente maiores. No entanto, se enfrenta o desafio da escassez de informações sobre análises de longo prazo em rios urbanos de países tropicais. Este artigo explora as formas de Monitoramento e Avaliação Pós-Projeto (MAPP) disponíveis na literatura científica e seleciona aquelas aplicáveis no contexto metropolitano, sugerindo um conjunto que combina fontes alternativas de dados com os parâmetros a coletar em campo, buscando baixo custo e incerteza operacional, mantendo uma capacidade descritiva e inter-relacional capaz de fornecer dados adequados para o manejo adaptativo e inteligente do rio e seu entorno. Um adequado planejamento de MAPP para o Programa Novo Rio Pinheiros pode potencializar os ganhos socioambientais em longo prazo, antecipar impactos, permitir maior economia de recursos de manutenção e validar os complexos esforços despendidos para a revitalização. Ao fim, se colocam exemplos de problemas possíveis de antecipação e oportunidades futuras advindas da correta gestão das informações de monitoramento e dos ganhos socioambientais esperados.
Inovações ou Tendências
O autor discute a importância do acompanhamento e monitoramento pós-projeto, buscando a continuidade das melhorias e a legitimação dos esforços dispendidos na restauração de rios urbanos, usando como exemplo, o Programa Novo Rio Pinheiros.