Alunos do MBA Saneamento Ambiental contam o que o curso traz para suas trajetórias profissionais e pessoais

Conhecimento, qualificação e perspectivas positivas para o mercado. É assim que os alunos da segunda turma do MBA Saneamento Ambiental EAD, promovido pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, em parceria com a ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, veem o curso, que traz em sua programação um módulo internacional na London School of Economics and Political Science (LSE), em Londres, Inglaterra, uma iniciativa inédita em um curso brasileiro. Para falar sobre suas experiências, convidamos três alunos da turma do MBA.

Valdemar Módolo Junior, analista de gestão em Tecnologia da Informação da Sabesp e professor universitário, diz que escolheu o curso por três motivos. “Primeiro, porque o assunto saneamento ambiental está em alta e tem tudo a ver com a aplicabilidade das minhas atividades relacionadas com tecnologia da informação ao suporte de toda a infraestrutura de serviços de saneamento prestados pela Sabesp; segundo, porque, sendo no modelo EAD, facilita desenvolver as atividades e o aprendizado pela mobilidade que a plataforma permite, e em terceiro, quando vi a instituição na qual o curso é ministrado, fiquei muito feliz, pois a tradição da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo é inquestionável e, no meu caso, que também sou professor universitário, está sendo uma grande oportunidade para enriquecer muito meu currículo profissional e acadêmico”.

Há mais de 25 anos trabalhando na gestão de recursos hídricos, o diretor-presidente da Fundação Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), Sergio Razera, decidiu fazer o curso da FESPSP porque as atividades de seu trabalho estão relacionadas ao setor de saneamento. “Este é um segmento que vem se modificando muito nos últimos anos, assim, entendi que seria bastante útil para melhorar ainda mais o meu entendimento e desempenho nas minhas funções, me especializar nesse assunto. Escolhi a FESPSP por conhecer a sua história. Tenho uma relação profissional muito ativa com a instituição, obtendo resultados excelentes e estudar nela só valoriza meu currículo. Segundo, porque conheço, de longa data, os profissionais que atuam nesse curso e sei que estão entre os melhores do país, o que só reforça a qualidade da formação”, destaca.

Também antenada às mudanças que têm ocorrido no setor, Mariane Paulino Almeida Gerevine, engenheira civil da Sabesp, começou sua nova etapa de aperfeiçoamento profissional. “Está ocorrendo muita movimentação na área: mudanças na lei, a entrada dos resíduos sólidos, que antes não eram considerados parte do saneamento, então, senti que era a hora de me atualizar”. Ela tem interesse no assunto de parcerias público-privadas e pretende fazer, posteriormente, o MBA PPP e Concessões, também da FESP.

O MBA Saneamento Ambiental tem o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nos setores público e privado nas áreas de saneamento e de recursos hídricos.

Para Módolo e Razera, o MBA de Saneamento tem atingido e até superado as expectativas que tinham em relação às aulas. “O curso tem um corpo docente especialista em seus assuntos e as aulas são ricas e bem elaboradas. Tudo tem ajudado a ampliar a minha visão profissional, e também a de cidadão, no que se refere às politicas públicas. O MBA tem me ajudado muito a entender o lado humano e o lado histórico e a compreender também as relações políticas entre o setor público e privado. Esse conhecimento tem sido muito útil para compreender as relações não só no setor de saneamento, como também dos outros setores do município”, enfatizou Módolo.

“Nunca havia feito um curso a distância e, para minha surpresa, positivamente, é muito exigente e utiliza várias formas de transmitir o conhecimento: as aulas, os materiais escritos, os chats, os debates ao vivo, enfim, uma gama enorme de meios para que a gente possa realmente aprender”, explicou Razera.

O MBA aborda temas que não são apenas técnicos e estimula o aluno a buscar mais conhecimento, influenciando também a vida pessoal. “Estou gostando bastante dos assuntos relacionados à sociedade. Depois de iniciar o curso, comecei a ler artigos de Sociologia e também comecei a procurar mais informações sobre questões políticas”, concluiu Módolo.

“Pessoalmente, é muito bom ampliar os conhecimentos e voltar a ter esse contato com a academia, com os estudos, uma vez que já estou fora dela há mais de 15 anos. Com a atualização das informações, o aprendizado de novas metodologias e processos de planejamento, de execução e de aferição dos trabalhos, poderei ter mais eficiência nas minhas decisões ao longo do tempo”, segundo Razera.

Esta segunda turma do MBA Saneamento Ambiental realizará o Módulo Internacional em junho de 2020. No início do ano que vem, serão abertas vagas para a terceira turma do curso. Quem desejar se inscrever para a próxima turma, pode realizar a pré-inscrição pelo e-mail mbasaneamento@fespsp.org.br.

Comments for this post are closed.