Aula Inaugural Abcon Sindcon

ABCON-SINDCON, ABES e Sabesp elogiam parceria em curso de capacitação em saneamento

Aliança estimula participação de profissionais das entidades em curso online que trata sobre diferentes temas do setor

A ABCON-SINDICON (Associação e Sindicato das Concessionárias Privadas de Saneamento Básico – Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Sabesp firmaram parceria com o MBA Saneamento Ambiental para estimular o aprendizado de seus profissionais.

Por meio de bolsas de estudos, integrantes das entidades participam do curso livre de capacitação em saneamento, realizado de forma online e que tem como objetivo propiciar um novo olhar sobre diferentes assuntos do setor.

“O curso é uma oportunidade única de compartilhar oportunidades de desenvolvimento nesse momento em que temos um novo marco regulatório, em que empresas privadas e públicas competentes serão indutores de uma nova etapa de expansão de nosso mercado”, diz Carlos Henrique da Cruz Lima, presidentes do conselho da ABCON.

“É objetivo estratégico da ABCON-SINDCON capacitar equipes das concessionárias associadas, ainda mais com a aprovação da lei que vai dinamizar o setor com novas oportunidades e necessidade de profissionais cada vez mais qualificados. O curso livre da FESPSP vem ao encontro desse nosso objetivo”, afirma Alexandre Lopes, presidente do conselho do SINDCON.

Luiz Roberto Pladevall, vice-presidente da ABES Seção São Paulo e professor do MBA Saneamento Ambiental, considera essencial a parceria com a FESPSP para o estímulo à capacitação profissional, um dos conceitos presentes no DNA da associação. “A ABES apoia muito este curso, realmente já é um sucesso e os alunos terão nos módulos a percepção da qualidade e do nível dos professores”, destaca.

A qualificação, realizada na modalidade de Ensino a Distância (EAD), trata sobre diferentes temas do saneamento, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão e manejo de resíduos sólidos, bacias hidrográficas e regulação.

“Além dos seus objetivos, a prática valoriza e reconhece o capital humano, pois proporciona conhecimento, que é um dos maiores bens que as pessoas podem receber e levar para o resto da vida”, sublinha Nilton João dos Santos, superintendente de Gestão de Pessoas da Sabesp.

Com 13 videoaulas e atividades, os alunos têm ainda acesso a materiais didáticos e podem participar de fóruns e debates, além de se comunicar com a coordenação do curso. A oportunidade é responsável por qualificá-los frente aos novos desafios do segmento.

“O setor passa por um momento importante de transformação, no qual o profissional deve se atualizar e estar à altura dos desafios que estão por vir. Seja por conta das responsabilidades acumuladas no dia a dia, da carreira ou para estar apto a tudo isso que vai acontecer no futuro próximo do saneamento no Brasil. Nossa iniciativa teve justamente essa sensibilidade”, finaliza Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental.

Por Murillo Campos/Foco 21 Comunicação

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *