2ª etapa de apresentação virtual de TCCs do MBA Saneamento Ambiental

Após primeira etapa, alunos defendem seus projetos para banca examinadora em transmissão online.

Nesta quinta-feira, 04 de junho, aconteceu a 2ª etapa de apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da primeira turma do MBA Saneamento Ambiental. Devido ao cenário atual de pandemia, as defesas à banca examinadora foram realizadas de forma virtual e transmitidas ao vivo no site do curso.

Na oportunidade, foram exibidos sete trabalhos relacionados ao saneamento ambiental e recursos hídricos no Brasil, envolvendo questões para gestão eficiente e qualidade na prestação dos serviços. Cada aluno teve dez minutos para defender seu projeto e, após esta etapa, foram feitas as considerações dos avaliadores.

“Quero agradecer aos professores integrantes da banca examinadora e todos do MBA Saneamento Ambiental e aos nossos alunos pela imensa qualidade dos trabalhos apresentados. Houve uma boa oferta de conteúdos bem diversos e plurais que dialogam com a realidade”, disse Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental.

“A elaboração destes TCCs mostra que nosso curso tem contribuído com o objetivo principal de trazer ao saneamento uma visão ampla e atualizada para que possamos conseguir os avanços desejados neste setor”, acrescentou Elcires Pimenta, coordenador técnico do curso. 

O objetivo do MBA é qualificar e aprimorar profissionais que já atuam na gestão pública ou setor privado nas áreas de Saneamento e Recursos Hídricos, desenvolvendo capacidades no exercício de suas funções e para a promoção e desenvolvimento do setor.

Confira a lista dos trabalhos exibidos nesta 2ª etapa de apresentações:

– “Uma Reflexão sobre a Privatização do Saneamento no Brasil”, por Bruna Onodera.

– “Abastecimento de Água na Baixada Santista: atendimento da população de pico durante o período das festas de fim de ano”, por Inês Tuyama Adan.

– “A Proibição do Plástico como Alternativa à Reciclagem”, por Romero Correia de Freitas.

– “Planejando uma Estação de Tratamento de Esgotos Sustentável: mapeamento de ações bem sucedidas no Brasil e estudo de caso da ETE Cabreúva”, por Simone Lara Fatuch de Oliveira.

– “As Prioridades e Desafios para a Criação das Normas Regulatórias de Referência de Saneamento Básico pela Agência Nacional de Águas – ANA”, Roberto Cavalcante Dinardi.

– “Metodologias de Avaliação da Base de Remuneração Regulatória nas Revisões Tarifárias Ordinárias da Sabesp”, por Gladys Fernandes Januario Serzano.

– “Rio Pinheiros: passado, presente e o futuro de um importante rio urbano na cidade de São Paulo”, por Silene Cristina Baptistelli.

O MBA Saneamento Ambiental é realizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), com apoio da London School of Economics and Political Science (LSE), uma das principais instituições de ensino do mundo, e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Continue acompanhando nossas atualizações!Por Murillo Campos/Foco 21 Comunicação

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *